Como lidar com a falta de Tempo

Aprenda como gerenciar seu tempo de maneira eficaz

Você está lidando com o problema da falta de tempo e isso está atrapalhando os seus estudos? Então invista seu tempo lendo esse post e encontre a solução para seus problemas.

Tempo é uma questão de prioridades

Talvez você já tenha ouvido falar que “não existe falta de tempo, existem prioridades” ou “o tempo é uma questão de prioridade”.  Faça um pequeno exercício mental, imagine uma pessoa que trabalha 8 horas por dia e diz não ter tempo para coisas do tipo atividade física e cuidados com a saúde. Essa pessoa sobre um infarto. Certamente, depois do ocorrido ela irá arranjar tempo para uma caminhada matinal, tempo para cuidar de sua saúde e ir ao médico. Tendo isso em mente, podemos concluir que ter tempo ou não ter tempo é simplesmente uma questão de prioridades.

“ Priorize as coisas que você realmente acha mais importantes e não aquelas que andam juntas com a procrastinação e não são as verdadeiras prioridades. ” 

1. Pergunte-se onde você gasta mais tempo


Designed by tirachard / Freepik

O dia tem 24 horas para todo mundo, por que algumas pessoas têm tempo para passear com o cachorro, correr e estudar e você não consegue ter tempo para nada?

O ideal é que você se questione e escreva em um papel quais as coisas que consomem mais o seu tempo. Escreva pelo menos 3 ou 4 itens em ordem decrescente de consumo de tempo. Provavelmente algumas das coisas serão: dormir, assistir a aula, trabalhar ou o deslocamento para a faculdade/trabalho.

A primeira coisa a ser feita é ver se esse tempo está sendo bem aproveitado e se ele pode ser alterado com facilidade. Por exemplo: o tempo de deslocamento até a escola/trabalho, provavelmente, não pode ser alterado com facilidade, porém, o tempo que você passa dormindo pode ser alterado com facilidade.

Para as atividades que você não pode alterar o tempo gasto como assistir aulas ou o deslocamento para a faculdade e trabalho, ainda é possível tomar algumas atitudes. Primeiramente, durante as aulas priorize o entendimento completo do conteúdo e as atividades a serem feitas, no trabalho priorize sua eficiência e eficácia.

Aproveite todo o tempo “inútil”

O tempo que passa no ônibus ou no carro se deslocando de um lado para o outro, no trânsito e nos intervalos que passa “moscando” pelo campus. Se possível estude ou leia ou, ainda, se for inviável (no caso de estar dirigindo) utilize audiobooks ou podcasts para aumentar seu conhecimento durante o tempo “inútil” do dia.

Dica valiosa: grave áudios com o conteúdo das matérias que você estuda e os ouça no ônibus, isso ajuda a fixar os conceitos.

2. Tome as devidas atitudes


Tenha coragem para tomar as atitudes necessárias. Se você sabe o que tem que ser feito não fique adiando.

Faça uma análise e veja em quais pontos pode melhorar, se estiver dormindo demais procure acordar mais cedo. Ou se estiver dormindo muito tarde e esse tempo noturno estiver sendo mal aproveitado, tente dormir mais cedo e assim também acordará mais cedo e irá evitar que o tempo noturno seja mal aproveitado.
Se não tiver ocupação durante a manhã e estiver gastando boa parte desse tempo dormindo tenha em mente que acordar cedo fará uma grande diferença na sua vida.

Se estiver gastando muito tempo na internet em redes sociais, jogos ou assistindo coisas que não lhe trazem crescimento pessoal, utilize o mesmo princípio das prioridades. Se isso for apenas uma desculpa para não fazer as suas tarefas, PARE IMEDIATAMENTE. Se for necessário, exclua os aplicativos que tomam mais tempo seu do celular.

Alerta: Caso as atividades improdutivas tenham se tornado um hábito (e não apenas uma forma de livrar-se das coisas importantes), pense seriamente em como reverter essa situação, pois hábitos tornam-se algo mecânico e rotineiro nas nossas mentes e quanto mais tempo mantivermos os hábitos ruins em nossas vidas, mais difícil será de removê-los. Nesse caso, busque uma ajuda com profissionais da área de psicologia e busque se informar a respeito do que é um hábito. No fim do post tem um link para um livro que desvenda os hábitos dos seres humanos chamado “O poder do hábito”.

3. Faça uma lista de atividades importantes

Após você ter feito a análise de quais estavam sendo suas prioridades, até hoje, e ter tomado as devidas atitudes de realocar o tempo que dá para elas, você terá um tempo a mais para fazer as coisas importantes.

Escreva (importante que seja escrito manualmente) em um pedaço de papel do tamanho de uma folha A4 dobrada no meio três vezes (tamanho A6) as duas atividades mais importantes do dia e outras menos importantes (mas também importantes). Ponha esse pedaço de papel no seu bolso e olhe algumas vezes durante o dia. Assim, você será lembrado das principais coisas que tem que fazer e isso evitará que você desperdice o tempo com outras coisas.

Reflexão

Algumas pessoas se perguntam por que não conseguem realizar algumas coisas como organizar melhor seu tempo ou ser uma pessoa mais produtiva. A realidade é que tudo pode ser aprendido através de leitura (obtenção do conhecimento/informação) e estudo. Portanto, invés de se perguntar porque não consegue fazer isso ou aquilo com eficiência, estude e aprenda como lidar com as situações específicas. Leia sobre aquilo que você deseja melhorar mesmo que sejam coisas que pareçam abstratas como como ser mais feliz ou como se relacionar melhor com as pessoas.


Resumo da Ópera


  • Tempo é uma questão de prioridades, priorize o que importa;
  • Analise as coisas que mais consomem seu tempo e otimize-as;
  • Aproveite o tempo "inútil";
  • Não tenha medo de mudar, algumas atitudes podem mudar sua vida;
  • Caso você tenha algum vício, não hesite e busque ajuda;
  • Faça uma lista das atividades importantes do dia;
  • Vá em busca do conhecimento que lhe interessa, até se for "administração e gerenciamento do tempo".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinheiro traz Felicidade?

6 Dicas Inteligentes para Emagrecer que você não sabia